Matrículas

Matrícula de Veteranos

Para realizar a renovação de matrícula o acadêmico deverá solicitá-la no sistema acadêmico (CAGR). Como material de apoio a secretaria disponibiliza o manual de matrícula para consulta. Além deste material, a instituição também conta com o MatrUFSC, um aplicativo web simulador de grade de horários para matrículas da graduação da UFSC.

Não esqueça de fazer sua matrícula no CAGR! O MatrUFSC não tem vínculo nenhum com a UFSC.

 

Rematrícula

A matrícula é renovada a cada semestre pelo aluno no site do sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR), de acordo com o calendário acadêmico:

Período de renovação de matrícula: via internet pelo Sistema Acadêmico de Graduação através do site https://cagr.ufsc.br/
Período de ajuste de matrícula – da mesma forma que a anterior. É dado a chance ao aluno de ajustar a matrícula, caso ocorra alguma inconsistência.
Na renovação, o estudante pode formar de uma a três opções diferentes (escolhendo distintos arranjos de disciplinas e horários). O CAGR executará o preenchimento das vagas nas disciplinas, na renovação de matrícula e no ajuste da mesma, obedecendo à ordem de prioridade prevista no artigo 42 da Resolução nº 17/CUn/1997.

Caso as disciplinas e horários escolhidos na primeira opção não ofereçam vagas suficientes a matrícula dos estudantes de menor Índice de Matrícula-IM, os seus pedidos de matrícula passam a ser processados pela segunda opção, e assim sucessivamente se as vagas estiverem ocupadas na segunda opção.

Após o deferimento da renovação, o espelho de matrícula é mandado para o e-mail cadastrado no CAGR, e o número de vagas de todas as turmas é exposto no link cadastro de turmas do CAGR. Neste momento o sistema (on-line) é novamente aberto ao estudante para que efetue o ajuste de matrícula, ele poderá solicitar cancelamento ou inclusão de disciplinas em turmas com vagas.

A efetivação da matrícula somente poderá ocorrer com a ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos (Art. 44 Res. 17/CUn/1997).

O que acontecerá se eu não renovar minha matrícula?

A não renovação da matrícula ou de seu trancamento nos prazos previstos no Calendário Escolar será considerada abandono de curso, desfazendo-se o vínculo do aluno com a Universidade (Art. 47 Res. 17/CUn/97).

 

Ajuste excepcional de matrículas

Os ajustes excepcionais de matrículas acontecem sempre na primeira semana de aula, conforme calendário acadêmico e deverão ser enviados por e-mail para sig.cts.ara@contato.ufsc.br, contendo o assunto “Ajuste de matrícula do curso ….”.

O estudante precisa verificar o cadastro de turmas no CAGR e solicitar disciplinas que não choquem horários com as que já estão na sua grade e que possuam vagas.

  • Assunto do e-mail: Ajuste de matrícula do curso ….
  • Prazo: Três primeiros dias de aula do semestre
  • Para onde enviar: sig.cts.ara@contato.ufsc.br
  • O que enviar: requerimento de ajuste excepcional de matrícula, preenchido e assinado digitalmente.
  • Orientações para assinatura digital clique aqui

Obs.: Todo e-mail referente à ajuste de matrícula deverá ser enviado com os dados do curso.