Ajuste excepcional de matrículas

É a última etapa de matrícula, serve apenas para casos excepcionais. As primeiras etapas são feitas no CAGR.


O PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO É TOTALMENTE DIGITAL.

Leia atentamente todo o processo e os prazos para conhecer cada um dos períodos e responsabilidades.

Clique nos links para baixar os requerimentos e documentos necessários (em alguns navegadores: caso não baixe, clique com o botão direito, copie o link, cole em uma nova aba e acesse para baixar)

ATENÇÃO! O período para pedido de ajuste excepcional de matrícula e pedido de quebra de pré-requisito será nos dias 4 e 5 de março de 2024 (UMA SEMANA ANTES DE INICAR AS AULAS), conforme calendário acadêmico.

PASSO 1- ALUNO: Deverá acessar o Formulário do Google.

Informações Requeridas:

  • Nome Completo;
  • Matrícula;
  • Curso;
  • Tipo de solicitação:
    • Ajuste excepcional de matrícula (última possibilidade de inclusão ou exclusão de disciplinas da grade).
    • Quebra de pré-requisito (pedido de quebra de pré-requisito para cursar a disciplina desejada).
  • Anexar o ESPELHO DE MATRÍCULA (Clique e Gere o documento);
  • Anexar o HISTÓRICO DE GRADUAÇÃO (Clique e Gere o documento);

PASSO 2SIG: A Secretaria Integrada de Graduação consulta a planilha gerada pelo formulário contendo a documentação solicitada, em seguida encaminha os Pedidos de Ajuste Excepcional e Pedidos de Quebra de pré-requisito para a Coordenação de Curso fazer a análise e manifestação;

PASSO 3- COORDENAÇÃO:  Devolverá o requerimento de ajuste com o deferimento ou indeferimento do ajuste solicitado;

PASSO 4- SIG: Em caso de deferimento do ajuste a SIG irá incluir ou excluir a disciplina na grade do aluno. O resultado poderá ser consultado no CAGR após o término do dia 08/03/2024.

Encerra-se o processo.


 

  • Conforme orientado anteriormente, só poderão solicitar ajuste excepcional os alunos que cumprirem os requisitos abaixo:
    • 1- Em casos de quebra de pré-requisito;
    • 2- Alunos que ficaram com a carga horária acima ou abaixo da permitida no currículo;
    • 3- Disciplinas em que as notas não foram digitadas antes do período de matrícula online;
  • O ajustes excepcionais de matrículas acontecem conforme estipulado no calendário acadêmico.
  • O estudante precisa verificar o cadastro de turmas no CAGR e solicitar disciplinas que não choquem horários com as que já estão na sua grade e que possuam vagas.
  • o aluno deve solicitar para disciplinas nas quais ele pretende se matricular fora do semestre atual, pois a resposta da solicitação do Aproveitamento Extraordinário de Estudos pode demorar um semestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os ajustes excepcionais de matrículas acontecem sempre na primeira semana de aula, conforme calendário acadêmico e deverão ser enviados por e-mail para sig.cts.ara@contato.ufsc.br, contendo o assunto “Ajuste de matrícula do curso ….”.

O estudante precisa verificar o cadastro de turmas no CAGR e solicitar disciplinas que não choquem horários com as que já estão na sua grade e que possuam vagas.

  • Assunto do e-mail: Ajuste de matrícula do curso ….
  • Prazo: Dois primeiros dias de aula do semestre ou conforme calendário acadêmico.
  • Para onde enviar: sig.cts.ara@contato.ufsc.br
  • O que enviar: requerimento de ajuste excepcional de matrícula, preenchido e assinado digitalmente.
  • Orientações para assinatura digital clique aqui

Obs.: Todo e-mail referente à ajuste de matrícula deverá ser enviado com os dados do curso.