Ajuste excepcional de matrículas
É a última etapa de matrícula, serve apenas para casos excepcionais. As primeiras etapas são feitas no CAGR.
O PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO É TOTALMENTE DIGITAL.
Leia atentamente todo o processo e os prazos para conhecer cada um dos períodos e responsabilidades.
Clique nos links para baixar os requerimentos e documentos necessários (em alguns navegadores: caso não baixe, clique com o botão direito, copie o link, cole em uma nova aba e acesse para baixar)
ATENÇÃO! O período para pedido de ajuste excepcional de matrícula e pedido de quebra de pré-requisito será nos dias 4 e 5 de março de 2024 (UMA SEMANA ANTES DE INICAR AS AULAS), conforme calendário acadêmico.
PASSO 1- ALUNO: Deverá acessar o Formulário do Google.
Informações Requeridas:
- Nome Completo;
- Matrícula;
- Curso;
- Tipo de solicitação:
- Ajuste excepcional de matrícula (última possibilidade de inclusão ou exclusão de disciplinas da grade).
- Quebra de pré-requisito (pedido de quebra de pré-requisito para cursar a disciplina desejada).
- Anexar o ESPELHO DE MATRÍCULA (Clique e Gere o documento);
- Anexar o HISTÓRICO DE GRADUAÇÃO (Clique e Gere o documento);
PASSO 2– SIG: A Secretaria Integrada de Graduação consulta a planilha gerada pelo formulário contendo a documentação solicitada, em seguida encaminha os Pedidos de Ajuste Excepcional e Pedidos de Quebra de pré-requisito para a Coordenação de Curso fazer a análise e manifestação;
PASSO 3- COORDENAÇÃO: Devolverá o requerimento de ajuste com o deferimento ou indeferimento do ajuste solicitado;
PASSO 4- SIG: Em caso de deferimento do ajuste a SIG irá incluir ou excluir a disciplina na grade do aluno. O resultado poderá ser consultado no CAGR após o término do dia 08/03/2024.
Encerra-se o processo.
- Conforme orientado anteriormente, só poderão solicitar ajuste excepcional os alunos que cumprirem os requisitos abaixo:
- 1- Em casos de quebra de pré-requisito;
- 2- Alunos que ficaram com a carga horária acima ou abaixo da permitida no currículo;
- 3- Disciplinas em que as notas não foram digitadas antes do período de matrícula online;
- O ajustes excepcionais de matrículas acontecem conforme estipulado no calendário acadêmico.
- O estudante precisa verificar o cadastro de turmas no CAGR e solicitar disciplinas que não choquem horários com as que já estão na sua grade e que possuam vagas.
- * o aluno deve solicitar para disciplinas nas quais ele pretende se matricular fora do semestre atual, pois a resposta da solicitação do Aproveitamento Extraordinário de Estudos pode demorar um semestre.
Os ajustes excepcionais de matrículas acontecem sempre na primeira semana de aula, conforme calendário acadêmico e deverão ser enviados por e-mail para sig.cts.ara@contato.ufsc.br, contendo o assunto “Ajuste de matrícula do curso ….”.
O estudante precisa verificar o cadastro de turmas no CAGR e solicitar disciplinas que não choquem horários com as que já estão na sua grade e que possuam vagas.
- Assunto do e-mail: Ajuste de matrícula do curso ….
- Prazo: Dois primeiros dias de aula do semestre ou conforme calendário acadêmico.
- Para onde enviar: sig.cts.ara@contato.ufsc.br
- O que enviar: requerimento de ajuste excepcional de matrícula, preenchido e assinado digitalmente.
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Obs.: Todo e-mail referente à ajuste de matrícula deverá ser enviado com os dados do curso.