Menção I

A Menção I é o recurso que um aluno da UFSC devidamente matriculado que, por motivo de força maior, não puder finalizar seus estudos dentro do semestre.


COMO É O PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO (totalmente digital)

Leia atentamente todo o processo e os prazos para conhecer cada um dos períodos e responsabilidades.

Clique nos links para baixar os requerimentos e documentos necessários (em alguns navegadores: caso não baixe, clique com o botão direito, copie o link, cole em uma nova aba e acesse para baixar)

PASSO 1 – ALUNO: preencher corretamente o REQUERIMENTO DE MENÇÃO I (esse formulário deverá ser preenchido corretamente em todos os campos com explicação), assinar digitalmente e enviar por e-mail juntamente com o documento comprobatório contendo o motivo pelo qual está realizando este pedido (pode ser uma declaração assinada pelo professor explicando todos os motivos, pode ser o Termo de Estágio ou algum documento que a chefia do departamento possa usar como insumo para a tomada de decisão). Estes documentos deverão ser enviados anexados em um e-mail único (não serão aceitos links) para a SID (sid.cts.ara@contato.ufsc.br) com o assunto “[Requerimento] Menção I – NOME COMPLETO”;

PASSO 2 – SID: ao receber o e-mail com a documentação, a SID encaminhará para a chefia, com cópia para o docente para que possa ter conhecimento da requisição do aluno.

PASSO 3 – DEPARTAMENTO: a chefia do departamento fará a análise da documentação e retornará o e-mail da SID com o PARECER DE MENÇÃO I.

PASSO 4 – SID: a SID encaminhará o parecer para o docente e requerente informando os próximos passos: em caso de indeferimento encerra-se o processo; em caso de deferimento o professor deverá incluir Menção I no local da nota do aluno. A SID encaminhará diversas informações importantes neste e-mail.

Encerra-se o processo após o retorno da chefia de departamento.


PRAZO DE SOLICITAÇÃO

  • O prazo máximo da solicitação é determinado pela chefia de departamento. Cabe ao acadêmico entrar em contato com o departamento para verificar.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O estudante que receber Menção I deve fazer a avaliação ou avaliações faltantes até o final do semestre subsequente;
  • Caso o acadêmico não finalize o semestre, sua nota será automaticamente ZERO;
  • Não há a possibilidade de um acadêmico ou docente solicitarem o cancelamento da Menção I.

Resoluções importantes